Pular para o conteúdo principal

Bolo Luiz Felipe


Oi, Meninas do Chá!

Eu morei em Fortaleza - CE por 5 anos e ao longo desse período você tem a oportunidade de conhecer, apreciar e se acostumar com a culinária que é tão diversificada e diferente da culinária Catarinense.
Amo Tapioca, Feijão Verde, Carne de Sol, Cuscuz que é bem diferente do cuscuz paulista ou do baiano feito com tapioca granulada, e com o tempo aprendi a apreciar os bolos massudos do nordeste, Pé de Muleque, Engorda Marido, Souza Leão e o Luiz Felipe.
Depois de alguns anos fora de Fortaleza as vezes bate aquela vontade de comer alguma coisa que eu comia quando morava lá, e essa semana me deu vontade de comer o bendito bolo, procurei bastante e achei no Pinterest uma receita que me pareceu ótima, testei e ela é mais do que ótima, ela é perfeita! E além de tudo facílima de fazer, é só bater no liquidificador e por assar... Vamos a receita!

Ingredientes:

3 ovos médios (170 g aproximadamente)
1 lata de leite condensado (395 g)
400 ml de leite de coco 
75 g de queijo parmesão ralado
150 g de açúcar
200 g de manteiga de primeira qualidade
124 g de farinha de trigo peneirada

Modo de Preparo:

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até misturar, o segredo é bater o mínimo possível, quanto menos bolhas de ar formar mais bonito o bolo fica. Se bater demais ele cresce muito no forno e depois murcha.
Asse em forma de furo central untada com manteiga e enfarinhada com farinha de trigo. Forno pré aquecido a 180 graus C por aproximadamente  1 hora e 45 minutos, até dourar bem, deixe esfriar, desenforme e sirva!
Eu gosto dele morno, mas gelado também fica delicioso!

A receita original eu peguei no blog O Melhor restaurante do Mundo, substitui a água por leite de coco, e foi a única modificação que eu fiz, porém creio que faz toda a diferença!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tempo com Deus - Como Marcar sua Bíblia

Charles H. Spurgeon (o Famoso Pregador Batista Reformado) dizia que: “Uma Bíblia caindo aos pedaços geralmente pertence a alguém que não está nas mesmas condições!” E se você analisar, vai ver que ele estava certo. Afinal, se sua Bíblia parece novinha, quase que da mesma forma que estava quando saiu da loja, isso quer dizer que você não a usa muito, ou se usa, não a desfruta de todas as formas e está usando-a menos do que poderia. Minha primeira Bíblia era totalmente rabiscada, tinha versículos e estudos completos grifados, anotações nas laterais, etc. A esqueci na casa de uma amiga, uma certa vez... Quando fui busca-la minha amiga estava tão encantada com a Bíblia, pois não possuía uma, que acabei deixando minha Bíblia com ela. De lá pra cá, já tive inúmeras outras... mas nenhuma tão utilizada quanto aquela. Decidi mudar isso, e ao invés de fazer como da primeira vez  de modo meio que intuitivo, eu pesquisei a respeito e descobri técnicas bem legais para a coisa ficar organizad

Pão de Ló sem Glúten

Ingredientes: 5 claras 1 pitada de sal 5 gemas 2 xícaras de açúcar demerara 1 colher de café de essência de baunilha 100 g ou 1/2 xícara de Ghee, manteiga clarificada derretida ou óleo de coco 3 xícaras de farinha preparada sem glúten (receita abaixo) ou Farinha de Amêndoas 200 ml de água quente ou leite de coco ou o leite vegetal de sua preferência Modo de Preparo: Bata as claras em neve firme acrescente o sal e as gemas uma a uma continuando a bater, junte o açúcar (coloque uma colher de açúcar por vez) e a essência de baunilha. Acrescente a Ghee ou óleo de coco e bata mais um pouco. Desligue a batedeira e vá acrescentando as colheradas de farinha preparada e leite de coco misturando delicadamente com um fouet até terminar a mistura. Acrescente o fermento por ultimo. Despeje em assadeira untada e enfarinhada com a mistura de farinhas sem glúten. Asse em forno a 200ºC por 40 minutos ou até que enfiando um palito esse saia seco. Farinha Preparada sem Glúten Ingre

Pirão de Água com Linguiça - O Original

Dias desses eu estava navegando pelo FB, quando me deparei com a foto de um prato de pirão de água com linguiça que minha amiga Simone postou, depois de ter feito uma noite do pirão na sua casa... Fiquei babando e me deu uma vontade! Pirão de água com Linguiça é um comida típica açoriana da região de SC onde nasci, e me lembra infância. Apesar que se você estudar a história vai descobrir que essa comida veio dos índios, e os açorianos que colonizaram a região adotaram... Mas deixa pra lá... O fato é que hoje existe a Festa do Pirão com Linguiça em Tijucas, mas o prato é servido em várias festas típicas de lá incluindo nelas a Festilha - Festa das Tradições da Ilha, na minha cidade São Francisco do Sul - SC, onde na Famosa Barraca da Vagabunda esse é o prato principal e foi a pioneira em servir esse prato nas festas do estado. A Barraca da Vagabunda, é a barraca de um grupo carnavalesco onde os homens desfilam durante o carnaval vestidos de mulher, e por isso o nome. Nos primórdios d