Eu morei em Fortaleza - CE por 5 anos e ao longo desse período você tem a oportunidade de conhecer, apreciar e se acostumar com a culinária que é tão diversificada e diferente da culinária Catarinense.
Amo Tapioca, Feijão Verde, Carne de Sol, Cuscuz que é bem diferente do cuscuz paulista ou do baiano feito com tapioca granulada, e com o tempo aprendi a apreciar os bolos massudos do nordeste, Pé de Muleque, Engorda Marido, Souza Leão e o Luiz Felipe.
Depois de alguns anos fora de Fortaleza as vezes bate aquela vontade de comer alguma coisa que eu comia quando morava lá, e essa semana me deu vontade de comer o bendito bolo, procurei bastante e achei no Pinterest uma receita que me pareceu ótima, testei e ela é mais do que ótima, ela é perfeita! E além de tudo facílima de fazer, é só bater no liquidificador e por assar... Vamos a receita!
Ingredientes:
3 ovos médios (170 g aproximadamente)
1 lata de leite condensado (395 g)
400 ml de leite de coco
75 g de queijo parmesão ralado
150 g de açúcar
200 g de manteiga de primeira qualidade
124 g de farinha de trigo peneirada
Modo de Preparo:
Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até misturar, o segredo é bater o mínimo possível, quanto menos bolhas de ar formar mais bonito o bolo fica. Se bater demais ele cresce muito no forno e depois murcha.
Asse em forma de furo central untada com manteiga e enfarinhada com farinha de trigo. Forno pré aquecido a 180 graus C por aproximadamente 1 hora e 45 minutos, até dourar bem, deixe esfriar, desenforme e sirva!
Eu gosto dele morno, mas gelado também fica delicioso!
A receita original eu peguei no blog O Melhor restaurante do Mundo, substitui a água por leite de coco, e foi a única modificação que eu fiz, porém creio que faz toda a diferença!
Comentários