Pular para o conteúdo principal

Ensinar sobre Jesus aos pequeninos utilizando "A lenda dos Candy Canes"

Você sabia que pode usar o bastão doce ou candy cane para ensinar sobre Jesus para os pequeninos?
Os filmes, desenhos e todo o contexto que temos de natal são americanos ou europeus, e lá os candy canes invadem a estação e estão presentes em todas as lojas, decorações, etc.
E esses pequenos bastões não são apenas gostosos e bonitos, a lenda dos candy canes nos mostra que eles foram projetados para ser um delicioso lembrete do real sentido do natal.
Apear de existirem várias lendas a respeito a mais famosa e que se encaixa melhor dentro do contexto que esperamos para um conto de natal é a seguinte:

A lenda dos candy canes

De acordo com a lenda, esse doce surgiu no século 18, naquele tempo, em certas regiões da europa era veementemente proibida qualquer demostração pública de cristianismo.
Os cristãos eram oprimidos e não podiam possuir bíblias ou cruzes.
Um certo homem achou essa situação muito opressora e desejou em seu coração compartilhar a alegria de conhecer a Jesus com o restante do mundo.
Quando o natal chegou, as crianças não podiam ver os presépios e não tinham acesso a verdadeira história do natal, então aquele homem percebendo essa situação e sendo ele um fabricante de doces, orou a Deus para que Deus lhe inspirasse e ele pudesse então oferecer as crianças do local um presente de natal que lhe permitisse comunicar a real história do nascimento de Jesus.

Sua oração o levou a criar os Candy Canes:

O cajado do pastor: foi o formato que aquele homem escolheu. Afinal Jesus é o pastor e seus seguidores as ovelhas.
O Senhor é o meu pastor; de nada terei falta.Salmos 23:1"Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas.João 10:11As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem.João 10:27Como pastor ele cuida de seu rebanho, com o braço ajunta os cordeiros e os carrega no colo; conduz com cuidado as ovelhas que amamentas suas crias.Isaías 40:11
A letra J de Jesus: Pois não era apenas um cajado de pastor, mas ao virá-lo de cabeça para baixo pode-se ver a letra J de Jesus.
E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus.Lucas 1:31E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.Mateus 1:21
Ele é uma rocha: O fabricante de doces escolheu uma mistura de açúcar que fica dura depois de seca para moldar os doces, para nos lembrar que Jesus é a nossa rocha, confiável e forte.
Sim, tu és a minha rocha e a minha fortaleza; por amor do teu nome, conduze-me e guia-me.Salmos 31:3
Listras vermelhas que simbolizam o sangue de Jesus: Listras vermelhas foram acrescentadas aos doces, para nos lembrar da crucificação e do sangue derramado de Jesus para a purificação dos nossos pecados.
e de Jesus Cristo, que é a testemunha fiel, o primogênito dentre os mortos e o soberano dos reis da terra. Ele que nos ama e nos libertou dos nossos pecados por meio do seu sangue,Apocalipse 1:5"Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.João 3:16Da mesma forma, depois da ceia, tomou o cálice, dizendo: "Este cálice é a nova aliança no meu sangue, derramado em favor de vocês.Lucas 22:20

E listras Brancas: que simbolizam a pureza de Jesus, sua santidade e a purificação de nossos pecados.
Se, porém, andamos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.1 João 1:7
A doce fragrância de Cristo: A menta foi a fragrância e o sabor que o fabricante escolheu, por ser muito parecida ao sabor e cheiro do Hissopo, erva utilizada no antigo testamento em rituais de sacrifício e purificação, nos lembrando do sacrifício de Jesus na cruz do calvário. E isso também nos lembra das especiárias trazida pelos reis magos, quando foram visitar a Jesus.
Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e mais branco do que a neve serei.Salmos 51:7Ao entrarem na casa, viram o menino com Maria, sua mãe, e, prostrando-se, o adoraram. Então abriram os seus tesouros e lhe deram presentes: ouro, incenso e mirra.Mateus 2:11
 Partido por nós: É claro que quando comemos os candy canes, eles são quebrados, o que nos lembra que Jesus foi crucificado seu corpo foi quebrado por nós.
e, tendo dado graças, partiu-o e disse: "Isto é o meu corpo, que é dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim".1 Coríntios 11:24
O Amor de Cristo: O bastão de doces também foi feito para ser dado como um presente, representando o amor de Jesus, quando ele nos deu o dom da salvação.

Embora ninguém realmente saiba se ela essa lenda é verdadeira ou não, ela é tão bonita que nos lembra da beleza do amor de Deus por nós durante o natal, a lenda conta como o fabricante de doces pode falar para as crianças sobre o verdadeiro natal e ainda hoje nos lembra do motivo real de celebrarmos o natal todos os anos.

A história é contada no livro The candymaker's gift: The legend of the candy canes.

P.S - No Brasil Candy Canes não são muito comuns, eu sei que você pode encomendá-los na Loja Santo Antônio, você também os encontra por encomenda na Celebrate ou no representante da Wilton mais próximo de você.
Agora se você tiver um cartão internacional fica fácil pois você pode comprar no E-bay ou na Amazon.


P.S. - Essa é uma tradução adaptada (ou seja, contém comentários pessoais) do texto "Teach About Jesus with The Legend Of The Candy Cane" do blog "The Better Mom" e você pode ler o original aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pão de Ló sem Glúten

Ingredientes: 5 claras 1 pitada de sal 5 gemas 2 xícaras de açúcar demerara 1 colher de café de essência de baunilha 100 g ou 1/2 xícara de Ghee, manteiga clarificada derretida ou óleo de coco 3 xícaras de farinha preparada sem glúten (receita abaixo) ou Farinha de Amêndoas 200 ml de água quente ou leite de coco ou o leite vegetal de sua preferência Modo de Preparo: Bata as claras em neve firme acrescente o sal e as gemas uma a uma continuando a bater, junte o açúcar (coloque uma colher de açúcar por vez) e a essência de baunilha. Acrescente a Ghee ou óleo de coco e bata mais um pouco. Desligue a batedeira e vá acrescentando as colheradas de farinha preparada e leite de coco misturando delicadamente com um fouet até terminar a mistura. Acrescente o fermento por ultimo. Despeje em assadeira untada e enfarinhada com a mistura de farinhas sem glúten. Asse em forno a 200ºC por 40 minutos ou até que enfiando um palito esse saia seco. Farinha Preparada sem Glúten Ingre...

Tempo com Deus - Como Marcar sua Bíblia

Charles H. Spurgeon (o Famoso Pregador Batista Reformado) dizia que: “Uma Bíblia caindo aos pedaços geralmente pertence a alguém que não está nas mesmas condições!” E se você analisar, vai ver que ele estava certo. Afinal, se sua Bíblia parece novinha, quase que da mesma forma que estava quando saiu da loja, isso quer dizer que você não a usa muito, ou se usa, não a desfruta de todas as formas e está usando-a menos do que poderia. Minha primeira Bíblia era totalmente rabiscada, tinha versículos e estudos completos grifados, anotações nas laterais, etc. A esqueci na casa de uma amiga, uma certa vez... Quando fui busca-la minha amiga estava tão encantada com a Bíblia, pois não possuía uma, que acabei deixando minha Bíblia com ela. De lá pra cá, já tive inúmeras outras... mas nenhuma tão utilizada quanto aquela. Decidi mudar isso, e ao invés de fazer como da primeira vez  de modo meio que intuitivo, eu pesquisei a respeito e descobri técnicas bem legais para a coisa ficar organ...

Dieta Low-Carb e Paleolítica: Flora intestinal - muito além dos carboidratos

Texto longo que vale muito a pena ser lido inteiramente... Publicado ontem no blog do Dr. Souto, esclarecedor pra dizer o minimo... Dieta Low-Carb e Paleolítica: Flora intestinal - muito além dos carboidratos : Prepare-se, leitor! Essa será uma postagem DENSA. Se cansar de ler, vá para o final, e leia a conclusão. Estou há mais de UM ANO protelando...