Pular para o conteúdo principal

Tempo com Deus - Como Marcar sua Bíblia

Charles H. Spurgeon (o Famoso Pregador Batista Reformado) dizia que: “Uma Bíblia caindo aos pedaços geralmente pertence a alguém que não está nas mesmas condições!”
E se você analisar, vai ver que ele estava certo. Afinal, se sua Bíblia parece novinha, quase que da mesma forma que estava quando saiu da loja, isso quer dizer que você não a usa muito, ou se usa, não a desfruta de todas as formas e está usando-a menos do que poderia.
Minha primeira Bíblia era totalmente rabiscada, tinha versículos e estudos completos grifados, anotações nas laterais, etc. A esqueci na casa de uma amiga, uma certa vez... Quando fui busca-la minha amiga estava tão encantada com a Bíblia, pois não possuía uma, que acabei deixando minha Bíblia com ela. De lá pra cá, já tive inúmeras outras... mas nenhuma tão utilizada quanto aquela.
Decidi mudar isso, e ao invés de fazer como da primeira vez  de modo meio que intuitivo, eu pesquisei a respeito e descobri técnicas bem legais para a coisa ficar organizada e a página não ficar toda rabiscada de amarelo neon, rsrsrs.
Divido isso com vocês, para caso queiram fazer nas suas Bíblias também e desfrutar melhor da Palavra fazendo dela uma Bíblia de Estudo Pessoal e Personalizada.
Quem começa a grifar a Bíblia no geral o faz durante uma ministração na igreja, ou em um estudo em grupo e de maneira aleatória como eu fazia no início, mas pesquisando um pouquinho sobre o assunto vemos que há formas de fazer isso de maneira muito mais organizada, o que facilita na hora de reler o estudo, ou mesmo achar aquele versículo que você queria.
Você separa os assuntos por cor, pode desenhar ícones ao lado do versículo, etc. quando terminar você terá um estudo completo sobre determinado tema, todo grifado na mesma cor ou com o mesmo ícone. Tornando o seu processo de aprendizado muito mais otimizado a partir daí.
Por exemplo com base na tabela que a Courtney do Women Living Well disponibiliza na lateral do site:
RoxoDeus, Jesus, Espirito Santo, Redenção, Messias, etc.
Pink- Mulheres da Bíblia, Família, Casamento, Paternidade, Amizade, Relacionamentos, etc.
Vermelho - Amor, Bondade, Misericórdia, Compaixão, Paz, Graça, etc.
Verde - Fé, Obediência, Crescimento, Irmandade, Frutos, Salvação, etc.
Amarelo - Adoração, Oração, Louvor, Doutrinas, Anjos, Milagres, Poder de Deus, Bençãos, etc.
Azul - Sabedoria, Ensinamento, Instrução, Domínio, etc.
Laranja - Profecias, História, Tempo, Lugares, Reis, Genealogias, Povo, Números, Pactos, Votos, Visões, Juramentos, Futuro, etc.
Cinza - Satanás, Pecado, Morte, Inferno, Ídolos, Falsos Mestres, Hipocrisia, Tentação, etc.
Lembrando que não se deve usar canetas marca texto, esferográficas e hidrográficas para marcar a Bíblia, pois no geral toda a Bíblia é impressa em um papel especial fininho, então esse tipo de caneta marca o versículo que você queria e o de trás que não estava nas suas anotações, com o tempo isso gera uma confusão nos seus textos destacados. O melhor para grifar a Bíblia é usar lápis de cor, giz de cera, grafite e já existem no mercado canetas em gel especificas para grifar a Bíblia.
Além de grifar, você pode desenhar, fazer anotações, colocar data, etc. A criatividade não tem limites... Achei na internet umas dicas que me encantaram e divido elas com vocês...
No blog Garotas de Cristo tem algumas coisas bem básicas, mas importantíssimas para quem quer manter a organização.

E no blog Não, Obrigado! do Avelar Junior tem informações muito boas, incluindo uma tabela de cores, ícones e assuntos que vale a pena, além de ensinar a fazer uma régua de ícones muito legal, e como grifar usando só caneta se você não curte o colorido, olha lá!

 No Pinterest você acha gabaritos com cores e símbolos como esse,
e acha também coisas magnificas como esse painel, tudo bem, precisa ser artista pra fazer isso, mas é lindo!


E em espanhol esses slides que são bem esclarecedores e complementam as ideias do Avelar Jr. 
Além disso, no blog sobre memorização do Renato Alves achei umas dicas bem relevantes:
SE O TEXTO PRECISA SER MARCADO, ENTAO SIGNIFICA QUE DEVE SER MEMORIZADOSe todas as vezes que o leitor decidir marcar um texto, ele também optar por memorizar, provocará em sua memória o estimulo fundamental, isto é, ele a colocará para funcionar. Eis algumas perguntas que o ajudarão a selecionar o que deve ser marcado e também garantir a fixação do conteúdo em memórias de médio ou longo prazo.
1 – Explique: Por que este texto é importante?
2 – Como posso aplicar este conhecimento em minha rotina?
3 – Se eu tiver que explicar para outra pessoa, como seria?
4 – E qual é a melhor estratégia para memorizar este texto?
Enfatizo que o segredo da memorização está em realmente tentar responder estas perguntas e não simplesmente tomar conhecimento. A atitude faz toda a diferença!  (Renato Alves)

Existem também alguns sites com dicas para o exame da OAB, que ensinam a grifar e utilizar post-it ou clips coloridos em Vade Mecum, e que são dicas muito boas que podem ser utilizadas para grifar e marcar a nossa Bíblia!





Espero que essas dicas nos ajudem a deixar o estudo mais interessante e a fixar o conteúdo nas nossas mentes e corações!

Graça e Paz!

Comentários

lia pimenta disse…
Gostei muito deste post, bem esclarecedor, obrigada!

Postagens mais visitadas deste blog

Pão de Ló sem Glúten

Ingredientes: 5 claras 1 pitada de sal 5 gemas 2 xícaras de açúcar demerara 1 colher de café de essência de baunilha 100 g ou 1/2 xícara de Ghee, manteiga clarificada derretida ou óleo de coco 3 xícaras de farinha preparada sem glúten (receita abaixo) ou Farinha de Amêndoas 200 ml de água quente ou leite de coco ou o leite vegetal de sua preferência Modo de Preparo: Bata as claras em neve firme acrescente o sal e as gemas uma a uma continuando a bater, junte o açúcar (coloque uma colher de açúcar por vez) e a essência de baunilha. Acrescente a Ghee ou óleo de coco e bata mais um pouco. Desligue a batedeira e vá acrescentando as colheradas de farinha preparada e leite de coco misturando delicadamente com um fouet até terminar a mistura. Acrescente o fermento por ultimo. Despeje em assadeira untada e enfarinhada com a mistura de farinhas sem glúten. Asse em forno a 200ºC por 40 minutos ou até que enfiando um palito esse saia seco. Farinha Preparada sem Glúten Ingre...

Ensinar sobre Jesus aos pequeninos utilizando "A lenda dos Candy Canes"

Você sabia que pode usar o bastão doce ou candy cane para ensinar sobre Jesus para os pequeninos? Os filmes, desenhos e todo o contexto que temos de natal são americanos ou europeus, e lá os candy canes invadem a estação e estão presentes em todas as lojas, decorações, etc. E esses pequenos bastões não são apenas gostosos e bonitos, a lenda dos candy canes nos mostra que eles foram projetados para ser um delicioso lembrete do real sentido do natal. Apear de existirem várias lendas a respeito a mais famosa e que se encaixa melhor dentro do contexto que esperamos para um conto de natal é a seguinte: A lenda dos candy canes De acordo com a lenda, esse doce surgiu no século 18, naquele tempo, em certas regiões da europa era veementemente proibida qualquer demostração pública de cristianismo. Os cristãos eram oprimidos e não podiam possuir bíblias ou cruzes. Um certo homem achou essa situação muito opressora e desejou em seu coração compartilhar a alegria de conhecer a Jesus ...

Extra Extra

Bem gente, resolvi fazer um post extra hoje, pra dar uma boa notícia. O Banco Itaú através do Projeto Leia Para Uma Criança, está distribuindo gratuitamente, é isso mesmo que você leu... Gratuitamente três livrinhos lindos, ano passado eu já participei e recebi os livrinhos, que agora fazem parte da Biblioteca do Samuel. E esse ano eu já pedi os meus. Entra lá no site e pede os seus também!!! Beijos!