Pular para o conteúdo principal

Whole 30

Eu estou lendo e me informando sobre o Whole 30, e quanto mais eu leio mais eu percebo que é isso que eu preciso fazer... Andei pesquisando sobre a Dieta Paleo para doenças autoimunes e sei desde que entrei por esse caminho que é o que eu necessito, preciso retirar alguns alimentos e depois reintroduzi-los para ver se posso consumi-los ou não.
Já sabemos que glúten não me pertence mais, pois me faz realmente muito mal... Batatas Inglesas me desencadeiam compulsão e que eu vivo muito bem sem grãos.
Mas ainda falta testar outros alimentos e é por isso que passei os últimos dias pesquisando uma forma equilibrada de fazer isso, achei o Whole 30 depois de ter lido um post no grupo do FB, me interessei, pesquisei e resolvi começar...
Quero começar dia 01 de janeiro obviamente mas vou estar viajando de férias, vou me esforçar ao máximo e vamos ver se consigo 100%, pois disso eu sei que depende a minha saúde, que experimentou uma melhora consider\ável de outubro para cá mas, pode melhorar ainda mais eu sei.
E é por conta dessa intenção de melhora de saúde que eu vou mergulhar numa dieta estritamente paleo nos primeiros 30 dias do ano de 2014 se o Senhor assim me permitir e ajudar.
Agora eu sei que existe só um meio de fazer isso: "Ou se faz 100% ou não se faz".

Mas o que é o Whole 30?
O Whole 30 é um desafio nutricional criado pela Whole 9 em 2009, focado na Dieta Paleolítica Base. 
Esse programa também é uma ótima forma de se abraçar a vida paleo e testar se a dieta serve pra você ou não.
Pois ao dedicar 30 dias experimentando a dieta Paleo de base, você regula e repõem o seu sistema digestivo no caminho certo, e se você já prática a Paleo é uma ótima maneira de você descobrir o que você pode comer e o que não pode.
Os benefícios físicos dos Whole30 incluem melhorar a composição corporal, os níveis de energia, a qualidade do sono, a atenção, a atitude mental e desempenho atlético.Os benefícios psicológicos do Whole30 incluem mudança de longa duração, mudança dos padrões não saudáveis ​​relacionados à alimentação, mudança da sua relação com a comida e sua imagem corporal, e uma dramática redução ou eliminação de compulsões alimentares, principalmente açúcar e carboidratos.Depoimentos dos participantes Whole30 refletem a prevenção, melhoria ou "cura" de: pressão arterial alta, colesterol elevado, diabetes tipo 1, diabetes tipo 2, asma, alergias, problemas de pele, SOP (Síndrome do Ovário Policístico), infertilidade, dores de cabeça, depressão, transtorno bipolar, azia, DRGE (Doença do Refluxo Gastroedofágico), dor nas articulações, TDA (Transtorno de Deficit de Atenção), disfunção da tireoide, doença de Lyme, fibromialgia, síndrome do intestino permeável, doença de Crohn, SII (Síndrome do Intestino Irritável), doença celíaca, diverticulite e colite ulcerativa.Estes resultados foram documentados por dezenas de milhares de participantes Whole30 - estes são exemplos da vida real, não possibilidades teóricas. (Fonte: whole9.com)
Eu quero me concentrar realmente nesses 30 dias e comer comida de verdade para poder perceber o quanto a alimentação afeta a minha vida. Serão 30 dias de auto - conhecimento, a minha maior descoberta nesses 3 meses de alimentação diferenciada pra mim foi o quanto o glúten me prejudicava agora eu quero ver minha relação com os laticínios.
As regras são simples e parecidas com o que já vinha fazendo:

O que comer?
Coma comida de verdade, com ingredientes claros, conhecidos e pronunciáveis.
Carne vermelha, peixe, frango, ovos, muitas verduras e hortaliças, quantidades razoáveis de frutas e muitas gorduras boas.

O que não comer?
Não comer nenhum tipo de açúcar, seja ele natural ou artificial.(nada de xarope de bordo, néctar de agave, mel, açúcar mascavo, sucralose ou stevia)
Não consumir álcool nem para cozinhar;
Não comer grãos; ( Isso inclui (mas não se limita) trigo, cevada, aveia, milho, cevada, arroz,sorgo, amaranto, quinoa, etc.
Não comer leguminosas; ( Isso inclui todos os tipos de feijão (preto, branco, vermelho, fradinho, verde, etc.)ervilha, grão de bico, lentilhas e amendoim. Isso também inclui todas as formas de soja (grãos, shoyu, missô, tempeh, tofu, edamame, lecitina, etc.
Não comer laticínios; (Isso inclui produtos da vaca, cabra, ovelha como queijos gordos, kefir, creme de leite e manteiga com exceção da manteiga clarificada ou ghee que pode ser consumida)
Não comer batatas; (sejam elas, inglesas, doces, baroas ou yacon)
Além disso nenhuma sobremesa ou junk food estilo paleo (como muffins, bolos, pães paleo, etc.)

Ele é bem rigoroso, mas como autoconhecimento eu acho fundamental, então são apenas 30 dias... E são 30 dias sem fraudes, sem deslizes, sem "'e só uma mordidinha"e sem exceções. 




Então se você quiser começar eu achei 5 passos para o sucesso nesse site aqui.

Vá diretamente a fonte e se informe onde tudo começou no site da Whole9
E aqui eu achei um guia com ideias e receitas para os 30 dias.
Um painel  e outros painéis do Pinterest só com fotos maravilhosas e ideias fantásticas.
E se você digitar #Whole30, #Whole30Challenge, etc. no google, ou no instagram aparece muito mais coisas...
Beijos e até mais!



Comentários

Erika disse…
Oi,
pode batata doce sim!
Sweet potatoes é a única batata que pode no Whole30.
Unknown disse…
Qual a quantidade de frutas que posso consumir? estou com intolerância a alguns alimentos, gluten, lactose, oleaginosas e grãos
Unknown disse…
Oi Thays, se você não quer emagrecer as frutas do whole30 são liberadas, coma com bom senso e pesquise no blog do dr. Souto e do dr. Victor Sorrentino sobre frutose, assim você vai comer as frutas de maneira correta,consumo frutas acompanhadas de gordura, seja no café da manhã, onde consumo frutas junto com os tradicionais ovos mexidos, cozidos, fritos, etc. Ou consumo como sobremesa. Como lanche eu não uso frutas. Eu como uma média de 2 frutas por dia, mas é pessoal você vai ter que adaptar ao seu organismo e perceber o que lhe faz bem e o que não lhe faz... Por exemplo a melancia que eu amo, me desencadeia compulsão alimentar então eu evito ao máximo... Mas isso é pessoal, você vai ter que testar. Beijinho!

Postagens mais visitadas deste blog

Pão de Ló sem Glúten

Ingredientes: 5 claras 1 pitada de sal 5 gemas 2 xícaras de açúcar demerara 1 colher de café de essência de baunilha 100 g ou 1/2 xícara de Ghee, manteiga clarificada derretida ou óleo de coco 3 xícaras de farinha preparada sem glúten (receita abaixo) ou Farinha de Amêndoas 200 ml de água quente ou leite de coco ou o leite vegetal de sua preferência Modo de Preparo: Bata as claras em neve firme acrescente o sal e as gemas uma a uma continuando a bater, junte o açúcar (coloque uma colher de açúcar por vez) e a essência de baunilha. Acrescente a Ghee ou óleo de coco e bata mais um pouco. Desligue a batedeira e vá acrescentando as colheradas de farinha preparada e leite de coco misturando delicadamente com um fouet até terminar a mistura. Acrescente o fermento por ultimo. Despeje em assadeira untada e enfarinhada com a mistura de farinhas sem glúten. Asse em forno a 200ºC por 40 minutos ou até que enfiando um palito esse saia seco. Farinha Preparada sem Glúten Ingre...

Ensinar sobre Jesus aos pequeninos utilizando "A lenda dos Candy Canes"

Você sabia que pode usar o bastão doce ou candy cane para ensinar sobre Jesus para os pequeninos? Os filmes, desenhos e todo o contexto que temos de natal são americanos ou europeus, e lá os candy canes invadem a estação e estão presentes em todas as lojas, decorações, etc. E esses pequenos bastões não são apenas gostosos e bonitos, a lenda dos candy canes nos mostra que eles foram projetados para ser um delicioso lembrete do real sentido do natal. Apear de existirem várias lendas a respeito a mais famosa e que se encaixa melhor dentro do contexto que esperamos para um conto de natal é a seguinte: A lenda dos candy canes De acordo com a lenda, esse doce surgiu no século 18, naquele tempo, em certas regiões da europa era veementemente proibida qualquer demostração pública de cristianismo. Os cristãos eram oprimidos e não podiam possuir bíblias ou cruzes. Um certo homem achou essa situação muito opressora e desejou em seu coração compartilhar a alegria de conhecer a Jesus ...

Extra Extra

Bem gente, resolvi fazer um post extra hoje, pra dar uma boa notícia. O Banco Itaú através do Projeto Leia Para Uma Criança, está distribuindo gratuitamente, é isso mesmo que você leu... Gratuitamente três livrinhos lindos, ano passado eu já participei e recebi os livrinhos, que agora fazem parte da Biblioteca do Samuel. E esse ano eu já pedi os meus. Entra lá no site e pede os seus também!!! Beijos!