Para organizar o meu dia a dia, conseguir manter a dieta, cozinhar, cuidar do meu filhinho, etc. Eu tive que revolucionar o meu dia a dia e mudar a maneira de ser e pensar...
E o sistema que tem me ajudado e muito nessa caminhada é o Fly lady eu acompanho um blog em português sobre ele o Organização e Otimização do seu Tempo e se você se encontra no meio do caos da procrastinação corra ler esse blog, ele ajuda e muito a organizar a vida.
Se você leu meu post anterior sabe que eu me encontro em meio a faxina de final de ano da minha casa, mas se de repente a sua bagunça é complicada de resolver e você precisa dar um ar de organização e limpeza urgente ao seu lar faça uma faxina de emergência, antes de começar a faxina geral por cômodos... É simples e eficaz!
Se você leu meu post anterior sabe que eu me encontro em meio a faxina de final de ano da minha casa, mas se de repente a sua bagunça é complicada de resolver e você precisa dar um ar de organização e limpeza urgente ao seu lar faça uma faxina de emergência, antes de começar a faxina geral por cômodos... É simples e eficaz!
"1. VISTA-SE TODA, INCLUSIVE SAPATOS, PENTEIE OS CABELOS E PASSE CREME NO ROSTO OU FAÇA MAQUIAGEM. NÃO ME QUESTIONE NESTE ITEM. APENAS FAÇA, AGORA!
Coloque uma música boa para trabalhar. Não muito rápida, nem muito lenta. Acenda uma vela que tenha um bom aroma ou coloque algum tempero na água para ferver em fogo bem baixo.
Nós vamos começar pela cozinha. Conforme a cozinha vai se ajeitando, também o resto da casa ficará ajeitada.
2. Programe seu TIMER e invista 15 minutos na cozinha. Se sua pia não estiver limpa e brilhando, então limpe-a primeiro, então encha a pia com água quente e sabão e comece a limpar os balcões e bancadas. Esvazie a lava-louças e o escorredor de pratos. Quando oT IMER tocar, PARE o que estiver fazendo e vá para a sala de estar.
3. Ajuste o TIMER novamente para 15 minutos e comece a limpar as mesinhas de centro e de canto ou então comece recolhendo os jornais e revistas e brinquedos. Concentre-se em UMA coisa, não em todas. Pegue um cesto de roupas vazio e coloque nele as coisas que não deveriam estar na sala. Leve um saco de lixo com você também e comece a recolher o lixo. Não fique tentada a separar o que pode ser reciclado, apenas coloque no saco. Assim que a casa estiver em ordem você poderá se concentrar em separar, mas por agora estamos nos concentrando em fazer a casa ficar apresentável. Portanto supere esta atitude perfeccionista. Quando o tempo acabar, volte para a cozinha.
3. De volta à cozinha, ajuste o TIMER para mais 15 minutos e continue a fazer o que estava fazendo antes, por exemplo continue a limpar as bancadas. NÃO CAIA NA TENTAÇÃO DE LIMPAR UM ARMÁRIO POR DENTRO. NÓS ESTAMOS LIMPANDO APENAS AS SUPERFÍCIES.
4. Agora faça uma pausa e ande em volta olhando o quanto foi feito em apenas 15 minutos. Ajuste seu TIMER para 15 minutos e beba uma xícara de chá ou café ou um copo de água ou aquilo que você gosta e apenas relaxe. Quando o tempo acabar você voltará ao trabalho por mais 15 minutos.
5. Esta sessão de 15 minutos será no banheiro. Limpe a pia primeiro, limpe o vaso sanitário e então recolha as toalhas e roupas sujas e coloque no cesto da lavanderia. NÃO CAIA NA TENTAÇÃO DE COLOCAR ROUPA PARA LAVAR. EU FALO SÉRIO. A VEZ DE FAZER ISSO SERÁ DEPOIS!
6. Quando o tempo acabar, volte para a cozinha para mais 15 minutos. Nóspodemos fazer qualquer coisa por 15 minutos. Trabalhe até o tempo acabar e então volte novamente à sala de estar.
7. Na sala de estar, continue a recolher as coisas.
8. A cada 45 minutos faça uma pausa de 15 minutos. Você entendeu esta parte?
Adapte este esquema para as suas limitações físicas e para as necessidades das crianças. Mas você entendeu o sentido da coisa. Concentre-se em uma tarefa por 15 minutos. Você vai ficar surpresa com quanto pode ser feito em um dia de trabalho.
Coloque uma música boa para trabalhar. Não muito rápida, nem muito lenta. Acenda uma vela que tenha um bom aroma ou coloque algum tempero na água para ferver em fogo bem baixo.
Nós vamos começar pela cozinha. Conforme a cozinha vai se ajeitando, também o resto da casa ficará ajeitada.
2. Programe seu TIMER e invista 15 minutos na cozinha. Se sua pia não estiver limpa e brilhando, então limpe-a primeiro, então encha a pia com água quente e sabão e comece a limpar os balcões e bancadas. Esvazie a lava-louças e o escorredor de pratos. Quando oT IMER tocar, PARE o que estiver fazendo e vá para a sala de estar.
3. Ajuste o TIMER novamente para 15 minutos e comece a limpar as mesinhas de centro e de canto ou então comece recolhendo os jornais e revistas e brinquedos. Concentre-se em UMA coisa, não em todas. Pegue um cesto de roupas vazio e coloque nele as coisas que não deveriam estar na sala. Leve um saco de lixo com você também e comece a recolher o lixo. Não fique tentada a separar o que pode ser reciclado, apenas coloque no saco. Assim que a casa estiver em ordem você poderá se concentrar em separar, mas por agora estamos nos concentrando em fazer a casa ficar apresentável. Portanto supere esta atitude perfeccionista. Quando o tempo acabar, volte para a cozinha.
3. De volta à cozinha, ajuste o TIMER para mais 15 minutos e continue a fazer o que estava fazendo antes, por exemplo continue a limpar as bancadas. NÃO CAIA NA TENTAÇÃO DE LIMPAR UM ARMÁRIO POR DENTRO. NÓS ESTAMOS LIMPANDO APENAS AS SUPERFÍCIES.
4. Agora faça uma pausa e ande em volta olhando o quanto foi feito em apenas 15 minutos. Ajuste seu TIMER para 15 minutos e beba uma xícara de chá ou café ou um copo de água ou aquilo que você gosta e apenas relaxe. Quando o tempo acabar você voltará ao trabalho por mais 15 minutos.
5. Esta sessão de 15 minutos será no banheiro. Limpe a pia primeiro, limpe o vaso sanitário e então recolha as toalhas e roupas sujas e coloque no cesto da lavanderia. NÃO CAIA NA TENTAÇÃO DE COLOCAR ROUPA PARA LAVAR. EU FALO SÉRIO. A VEZ DE FAZER ISSO SERÁ DEPOIS!
6. Quando o tempo acabar, volte para a cozinha para mais 15 minutos. Nóspodemos fazer qualquer coisa por 15 minutos. Trabalhe até o tempo acabar e então volte novamente à sala de estar.
7. Na sala de estar, continue a recolher as coisas.
8. A cada 45 minutos faça uma pausa de 15 minutos. Você entendeu esta parte?
Adapte este esquema para as suas limitações físicas e para as necessidades das crianças. Mas você entendeu o sentido da coisa. Concentre-se em uma tarefa por 15 minutos. Você vai ficar surpresa com quanto pode ser feito em um dia de trabalho.
Meu TIMER é meu melhor amigo.
Você pode fazer isto. Agora desligue o computador e vá trabalhar!"(retirado daqui)
Comentários