Pular para o conteúdo principal

Pirão de Água com Linguiça - O Original

Dias desses eu estava navegando pelo FB, quando me deparei com a foto de um prato de pirão de água com linguiça que minha amiga Simone postou, depois de ter feito uma noite do pirão na sua casa... Fiquei babando e me deu uma vontade!
Pirão de água com Linguiça é um comida típica açoriana da região de SC onde nasci, e me lembra infância. Apesar que se você estudar a história vai descobrir que essa comida veio dos índios, e os açorianos que colonizaram a região adotaram... Mas deixa pra lá...
O fato é que hoje existe a Festa do Pirão com Linguiça em Tijucas, mas o prato é servido em várias festas típicas de lá incluindo nelas a Festilha - Festa das Tradições da Ilha, na minha cidade São Francisco do Sul - SC, onde na Famosa Barraca da Vagabunda esse é o prato principal e foi a pioneira em servir esse prato nas festas do estado.
A Barraca da Vagabunda, é a barraca de um grupo carnavalesco onde os homens desfilam durante o carnaval vestidos de mulher, e por isso o nome. Nos primórdios da barraca, o famoso pirão era feito pelo Ciro (que já partiu pra eternidade, cedo por sinal) e pelo meu pai Juarez que não mora mais em São Chico.
Da ultima vez que fui a Festilha há uns 4 anos atrás, comi... Não era mais como lembrava, perguntei o motivo ao meu pai e ele disse que o segredo do pirão era ferver a linguiça em água e com essa água adicionada de temperos fazer o pirão. Não é mais feito dessa forma lá, continua delicioso... Mas o sabor que eu tinha na memória era outro...
O prato continua fazendo o maior sucesso, e metade da arrecadação da barraca é destinada as entidades sociais da cidade, por isso se você mora na região prestigie e ajude. A festilha acontece todos os anos em Abril, em torno do aniversário da cidade que é dia 15.
Então hoje com uma vontade louca de comer isso, me joguei na empreitada e não é que ficou do jeito que eu lembrava...
Vamos a receita:

Temperos variados picadinhos, Alho, cebola, pimentão, tomate, cheiro verde, etc.
Tempero caseiro eu uso Jofir, que é uma marca da minha terra também. Se você não mora em São Chico, use um tempero caseiro sem sal.
Sal a gosto
Linguiça Suína Defumada

Água Fervente
Farinha Fina de Mandioca

Modo de Preparo:

Ferva a linguiça na água até ela amaciar... Retire a linguiça e asse na brasa ou frite na frigideira como eu fiz até ela dourar.


Refogue os temperos até ficarem macios, bata os temperos no liquidificador com a água da linguiça e com cheiro verde e volte a panela.



O pirão é um pirão de bico, ou seja você não escalda a farinha ela é dissolvida em água fria e adicionada a água fervente. Misture bem e deixe cozinhar até ponto de pirão mole. Sirva com a linguiça por cima.

Eu prefiro a variação de nome infame "Sonho de Virgem"... Que nada mais é que o pirão de água com linguiça e 2 ovos fritos... Tá eu sei o nome é péssimo, mas não fui eu que inventei, o prato era vendido na mesma barraca há alguns anos... E é delicioso!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pão de Ló sem Glúten

Ingredientes: 5 claras 1 pitada de sal 5 gemas 2 xícaras de açúcar demerara 1 colher de café de essência de baunilha 100 g ou 1/2 xícara de Ghee, manteiga clarificada derretida ou óleo de coco 3 xícaras de farinha preparada sem glúten (receita abaixo) ou Farinha de Amêndoas 200 ml de água quente ou leite de coco ou o leite vegetal de sua preferência Modo de Preparo: Bata as claras em neve firme acrescente o sal e as gemas uma a uma continuando a bater, junte o açúcar (coloque uma colher de açúcar por vez) e a essência de baunilha. Acrescente a Ghee ou óleo de coco e bata mais um pouco. Desligue a batedeira e vá acrescentando as colheradas de farinha preparada e leite de coco misturando delicadamente com um fouet até terminar a mistura. Acrescente o fermento por ultimo. Despeje em assadeira untada e enfarinhada com a mistura de farinhas sem glúten. Asse em forno a 200ºC por 40 minutos ou até que enfiando um palito esse saia seco. Farinha Preparada sem Glúten Ingre...

Ensinar sobre Jesus aos pequeninos utilizando "A lenda dos Candy Canes"

Você sabia que pode usar o bastão doce ou candy cane para ensinar sobre Jesus para os pequeninos? Os filmes, desenhos e todo o contexto que temos de natal são americanos ou europeus, e lá os candy canes invadem a estação e estão presentes em todas as lojas, decorações, etc. E esses pequenos bastões não são apenas gostosos e bonitos, a lenda dos candy canes nos mostra que eles foram projetados para ser um delicioso lembrete do real sentido do natal. Apear de existirem várias lendas a respeito a mais famosa e que se encaixa melhor dentro do contexto que esperamos para um conto de natal é a seguinte: A lenda dos candy canes De acordo com a lenda, esse doce surgiu no século 18, naquele tempo, em certas regiões da europa era veementemente proibida qualquer demostração pública de cristianismo. Os cristãos eram oprimidos e não podiam possuir bíblias ou cruzes. Um certo homem achou essa situação muito opressora e desejou em seu coração compartilhar a alegria de conhecer a Jesus ...

Extra Extra

Bem gente, resolvi fazer um post extra hoje, pra dar uma boa notícia. O Banco Itaú através do Projeto Leia Para Uma Criança, está distribuindo gratuitamente, é isso mesmo que você leu... Gratuitamente três livrinhos lindos, ano passado eu já participei e recebi os livrinhos, que agora fazem parte da Biblioteca do Samuel. E esse ano eu já pedi os meus. Entra lá no site e pede os seus também!!! Beijos!