Eu gosto muito de abacaxi, mas em seu estado natural... Geleía, doces e bolos feitos com a fruta não me chamam atenção. Na verdade eu não gosto mesmo, minha mãe (D. Olinda) ama abacaxi e tratou de nos saturar de abacaxi durante a infância e a adolescência, tanto que voltei a comer abacaxi em certas preparações recentemente.
Mas como tudo na vida existe sempre a exceção, essa receita é a minha. Minha sogra faz uma gelatina de abacaxi que é simplesmente maravilhosa, pedi a receita pra ela no último natal e de tempos em tempos faço ela aqui em casa.
A gelatina de abacaxi, gelado de abacaxi ou pudim de abacaxi como chamam algumas pessoas, é uma sobremesa leve, refrescante e tem a vantagem de não ser muito doce, por isso mesmo figura entre as minhas preferidas, mesmo sendo de abacaxi. Não é D. Olinda?
Ingredientes:1 abacaxi médio ou grande
600ml de água
1/2 xícara de açúcar
3 caixas de gelatina sabor abacaxi
1 lata de creme de leite sem soro
1 lata de leite condensado
Modo de Preparo:
Descasque, retire o miolo e pique o abacaxi em quadradinhos, coloque-o junto com a água e o açucar em uma panela e leve ao fogo baixo por 20 minutos, contados depois que começar a ferver.
Tire do fogo e acrescente a gelatina (o pó), mexendo sempre até dissolver por completo.
Depois disso, acrescente o leite condensado e o creme de leite e continue mexendo para misturar bem.
Coloque em uma travessa e leve a geladeira por pelo menos 4 horas.
Você pode também colocar em uma forma de buraco no meio e levar à geladeira por 24 horas e desenformar no dia seguinte, o truque para desenformar é colocar a forma em uma travessa com água durante 5 minutos, para desgrudar. Só não vai fazer como eu, que coloquei a gelatina na água e sai pois o Samuel começou a chorar, esqueci quando voltei ela tinha derretido, rsrsr.
Comentários