Pular para o conteúdo principal

Os 12 dias de Natal



Eu publiquei esse post no natal de 2013, mas resolvi republicar ele este ano pois fecha perfeitamente nosso estudo de advento...


O dia depois do Natal!

E é o dia depois do Natal e por toda a casa
Cada presente tinha sido aberto pelo irmão e esposo
Os papéis de presente foram reunidos e agora recheavam os sacos de lixo
As meias tinham sido esvaziadas e dobradas em pilhas

Quando uma criança com olhar vazio e em branco
Exala um longo suspiro ao se largar sobre a cadeira
"Então, qual é o motivo do mal humor? A mãe pergunta enquanto limpa
e revirando os olhos, a criança suspira e explica

"Eu joguei todos os jogos e joguei com todas as bolas
Eu corri com os carros e aviões para cima e para baixo pelo corredor
Eu construí com os legos e meu dinossauro lutou
Eu olhei para os livros e para as blusas guardadas nas gavetas"

"Sim, claro, eu sou grato por tudo o que recebi
No entanto, no meu interior não me sinto satisfeito
O Dia de Natal é incrível, emocionante e divertido
Mas o que eu faço agora que o Natal passou?


Vamos deixar o poema um pouquinho de lado agora e refletir...
Em primeiro lugar, vamos ser honestos. No mundo infantil, uma das melhores coisas do Natal está em receber os presentes. Foi para mim quando criança, eu ansiosamente aguardava o deleite da manhã de natal ao encontrar os "presentes do papai noel", esvaziar minha meia, e apresentar tudo a família e aos amigos. Era a experiencia anual de presentear-se no dia de Natal com a melhor sensação de bem estar do ano.
Como pai, eu realmente acho que eu me senti como uma criança biblicamente desinformada. Sally e eu gostávamos de dar presentes aos nossos filhos enquanto eles cresciam, porque queríamos que eles soubessem o quanto eram especiais, e dignos de nossa generosidade.Dessa forma eu creio que o natal pode ser uma pequena imagem da graça generosa de Deus para nós. Afinal a palavra grega para graça, Charis,significa oferecer um presente ou favor, e nosso Pai celestial concedeu sua graça sobre nós com generosidade pródiga.
A desvantagem de todos os presentes serem dados no dia de Natal é que as crianças geralmente não farão a conexão abstrata entre uma bicicleta nova, jogo ou qualquer outro brinquedo e a graça de Deus que se renova a cada manhã. Pelo menos não imediatamente. Agora que nossos filhos estão crescidos, e andam com Deus por conta própria, eles podem ver e compreender, e isso faz do Natal um dia único e memorável em nossa família.Mas podemos fazer mais do que apenas dar presente...
Temos sempre as 4 semanas do advento com seu foco na "antecipação" da vinda de Cristo com histórias, leituras bíblicas, música e tradições simbólicas. Na véspera de Natal, o nosso relatório anual no almoço de pastores, é um rico tempo com a família desfrutando de uma refeição especial, lendo as escrituras, e refletindo sobre a encarnação de Cristo. Isso é bom, porque a manhã de Natal muda para celebração, abrindo presentes, um brunch especial e relaxamento. Cada tradição é importante em nossa história familiar e cultural.
No entanto o dia de Natal é o lugar onde muitos de nós, como cristãos evangélicos, tendem a parar. É construir, construir, construir e BOOM...! 
O que nos leva de volta ao poema...

Se nós apenas pararmos as comemorações de Natal, nas elevações do dia de Natal, não é nenhuma maravilha, as crianças podem se sentir chocadas e esgotadas como o menino do poema. O que está faltando é uma tradição significativa para deixar tudo o que foi feito gravado na memória e reforçar a realidade de Natal, que Deus veio à terra para estar conosco.
E há uma tradição de Natal, Também chamado "12 dias de Natal", que vai do dia de Natal até o dia dos Reis Magos em 06 de janeiro.
Ao longo da história da igreja os 12 dias de Natal era uma celebração de 12 dias após os 24 dias de antecipação do advento. Ela sempre foi uma espécie de temporada de férias, com diferentes culturas, em diferentes momentos celebrando-o de maneiras diferentes. Assim, você pode tornar-lo sua própria tradição familiar, para restaurar o equilíbrio para os seus filhos após o dia de Natal, usando esses 12 dias para se concentrar na realidade que Deus é "conosco" em nossas vidas diárias.

Abaixo estão os 12 dias de Natal com uma verdade bíblica atribuída a cada dia.
A ideia é ter um tema e a escritura bíblica correspondente para cada dia, e um projeto especial para reforçar o tema. Eu adicionei algumas atividades sugeridas, mas você pode ser criativo para preencher o resto ou fazer as suas próprias. Eu também propositadamente não deixei as escrituras de modo que você possa escolhe-las especificamente para a sua família. Lembre seus filhos a cada dia que ainda é época de Natal, e que ainda estão comemorando como Jesus veio para ficar conosco e para fazer todos os dias da nossa vida significativos.

25 de Dezembro: Amor - Escreva com seus filhos "presentes de serviço" que podem dar a todos da família, Certifique-se de estipular uma data para esse presente ser cumprido. Faça de projeto um certificado bonito, que cada criança possa colorir.

26 de Dezembro: Alegria - Tenha um dia de "Caça ao Tesouro". Todo mundo sorteia um membro da família no café da manhã, embrulha-se um presente especial para o seu destinatário, esconde-se o presente, e cria-se pistas para encontrá-lo durante uma especial caça ao tesouro a noite.

27 de Dezembro: Paz - Declare hoje um dia Sem Mídia. Decida desligar tudo, TV. Computadores, Tablets, Música. E peça as crianças para escolherem 3 projetos criativos ou especiais para o dia sem mídia. Fale sobre eles naquela noite.

28 de Dezembro: Graça -Escolha familias para dar "Biscoitos dos 12 dias de Natal" neste dia. Faça Biscoitos e decore-os com as palavras de graça e rostos divertidos para combinar, por exemplo: a palavra alegria com uma cara feliz.

29 de Dezembro: Esperança - Distribua esperança nesse dia. Faça com que todos encontrem bons brinquedos e roupas bonitas que já não se usam e estão dispostos a doar como presente. Certifique-se que tudo é limpo e em perfeitas condições de uso e leve-os para um abrigo local.

30 de Dezembro: Verdade - Tenha um dia "Faça a verdade". Decidam sobre uma escritura para a familia no novo ano, e faça um cartaz juntos de forma especial. Além disso deixe cada criança escolher um verso sobre "Fazer a verdade" e planejar o que fazer para que o versículo se torne real em sua vida.

31 de Dezembro: A Salvação - Tenha um dia " Novo Eu". Faça com que todos escolham uma história da bíblia de que mais gostem sobre Jesus, e decidam juntos como tornar-se mais parecido com Jesus na história. Leia as histórias em um bom livro de histórias bíblicas.

Seja criativo e divirta-se com as suas próprias ideias para completar os próximos dias:

01 de Janeiro: Confiança -
02 de Janeiro: Propósito - 
03 de Janeiro: Redenção -
04 de Janeiro: O Perdão -
05 de Janeiro: Adoção -

Os 12 Dias de Natal são uma tradição esquecida em nossos dias de vidas agitadas e modernas, mas com um pouquinho de esforço pode transformar-se rapidamente em uma nova tradição familiar.
Talvez essa nova tradição possa ajudar a transformar a maré na celebração do Natal de seus filhos desde a obtenção de coisas e presentes para a doação de si mesmos. Isso seria um maravilhoso presente dos 12 dias de Natal ao Salvador.

Escrito por Clay Clarksson - Ministério Whole Heart
Texto traduzido do blog For The Family e você pode ler o original aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pão de Ló sem Glúten

Ingredientes: 5 claras 1 pitada de sal 5 gemas 2 xícaras de açúcar demerara 1 colher de café de essência de baunilha 100 g ou 1/2 xícara de Ghee, manteiga clarificada derretida ou óleo de coco 3 xícaras de farinha preparada sem glúten (receita abaixo) ou Farinha de Amêndoas 200 ml de água quente ou leite de coco ou o leite vegetal de sua preferência Modo de Preparo: Bata as claras em neve firme acrescente o sal e as gemas uma a uma continuando a bater, junte o açúcar (coloque uma colher de açúcar por vez) e a essência de baunilha. Acrescente a Ghee ou óleo de coco e bata mais um pouco. Desligue a batedeira e vá acrescentando as colheradas de farinha preparada e leite de coco misturando delicadamente com um fouet até terminar a mistura. Acrescente o fermento por ultimo. Despeje em assadeira untada e enfarinhada com a mistura de farinhas sem glúten. Asse em forno a 200ºC por 40 minutos ou até que enfiando um palito esse saia seco. Farinha Preparada sem Glúten Ingre

Tempo com Deus - Como Marcar sua Bíblia

Charles H. Spurgeon (o Famoso Pregador Batista Reformado) dizia que: “Uma Bíblia caindo aos pedaços geralmente pertence a alguém que não está nas mesmas condições!” E se você analisar, vai ver que ele estava certo. Afinal, se sua Bíblia parece novinha, quase que da mesma forma que estava quando saiu da loja, isso quer dizer que você não a usa muito, ou se usa, não a desfruta de todas as formas e está usando-a menos do que poderia. Minha primeira Bíblia era totalmente rabiscada, tinha versículos e estudos completos grifados, anotações nas laterais, etc. A esqueci na casa de uma amiga, uma certa vez... Quando fui busca-la minha amiga estava tão encantada com a Bíblia, pois não possuía uma, que acabei deixando minha Bíblia com ela. De lá pra cá, já tive inúmeras outras... mas nenhuma tão utilizada quanto aquela. Decidi mudar isso, e ao invés de fazer como da primeira vez  de modo meio que intuitivo, eu pesquisei a respeito e descobri técnicas bem legais para a coisa ficar organizad

Quando as Princesas Nascem?

*Foto não autoral - créditos: naipe de ouro joalheria Hoje eu li a frase:  "Princesas  👸  nascem em Junho"  e como faço aniversário em Junho, é claro que eu concordo. Mas penso que princesas  👑  nascem também em  Janeiro,  Fevereiro,  Março,  Abril,  Maio,  Julho,  Agosto,  Setembro,  Outubro,  Novembro e em  Dezembro. Bill Johnson tem uma frase, da qual eu gosto muito:  "Quando você entender plenamente quem Deus te chamou a ser, você não vai querer ser ninguém além de si mesmo."  E é bem por aí...  Somos princesas, as meninas sabem disso...  Mas quan do crescemos paramos de acreditar e esquecemos muitas vezes de quem somos e do valor que temos. Não importa se você tem 20, 30 ou 60 anos...  Eu gostaria que você soubesse e voltasse a acreditar que você é uma princesa, e foi para isso que o Senhor lhe chamou. P.S. E só para que fique claro, não, você não é a Fiona!  😊