Pular para o conteúdo principal

Estudo de Natal- Semana 4 - Paz


Encontrar a paz no meio do caos neste Natal ...
 Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. (Isaías 9. 6)

Quando eu estudo a natividade em meu cantinho de oração, eu acabo rindo um pouco quando penso nos nossos equívocos populares sobre a forma em que o primeiro Natal na Bíblia realmente veio a ser.
Meu presépio grita limpo, tranquilo numa cena cooperativa. Com lençóis e animais brancos, brilhantes exibindo o seu melhor comportamento. O anjo paira em ciam da cena, e eu quase posso ouvir o suave, tilintar da harpa pacífica tocando ao fundo.
Mas espere...
A Bíblia nos lembra que há momentos de caos na história do natal. Uma história que do ponto de vista do mundo, não é nada pacífica nos acontecimentos que levaram ao nascimento de Jesus.
Na tenra idade o mundo de Maria é virado de cabeça para baixo, quando ela aceita seu papel como a mãe do filho de Deus. Ela diz que sim a Deus com toda a fé e sem um monte de informações para seguir adiante.
José é visitado em sonho, por um anjo dizendo a ele para seguir em frente e receber Maria como sua esposa, mesmo quando eles vão enfrentar o escárnio de uma gravidez “não planejada”.
Depois de viajar (em um nem tão assim confortável meio de transporte) por dias, Maria  em um estágio bem avançado da gravidez e José chegam a Belém para descobrir que eles não tem nenhum lugar adequado para ficar, assim eles ficam no único abrigo que puderam encontrar: um estábulo de animais fedido. Aqui Jesus - enviado por Deus para ser o Salvador do mundo – nasce da forma mais humilde e inesperada.
Anjos aparecendo aos pastores nos campos... Os visitantes provenientes de terras longínquas... Esta história não é típica.
PAZ e NATAL não parece que essas palavras sempre andaram juntas, não é?
Avançando para os dias de hoje, e em termos práticos, os dias e semanas que cercam as férias podem ser preenchidos com todos os tipos de momentos desafiadores. Os estacionamentos lotados. Pessoas e horários exigentes. Pessoas que as vezes chegam tão perto, invadindo nosso espaço que nos deixam pouco confortáveis. Dinheiro apertado, e as crianças doces podem mesmo tornar-se ingratas. Enquanto nós exteriormente cantamos “Paz na terra aos homens de boa vontade”, com demasiada frequência estamos interiormente tão exaustos e distraídos demais para lembrar exatamente o que é o Natal, sobre quem é o Natal, e o que estamos comemorando verdadeiramente.
Mas Maria... A doce e confiante Maria. A Bíblia diz que ela “guardava todas estas coisas, meditando em seu coração. “ embora sua vida não pudesse ser mais imprevisível, ela escolheu confiar, e experimentar totalmente os milagres indescritíveis de Deus em sua vida.
Quando eu paro para refletir sobre todas essas coisas, como Maria, eu percebo que a verdadeira e duradoura paz não depende de minhas circunstâncias.
A paz é aprender a confiar em Deus, mesmo em meio ao caos. A Paz vem quando eu definir no meu coração o que é duradouro e verdadeiro, e não o que é temporário e terreno.
Paz é ter confiança que Deus me amou e se dispôs a enviar seu precioso filho a terra como bebê indefeso, para salvar um pecador miserável como eu. A paz é dizer não para o mundo, e sim para Deus. Esse é o tipo de paz que eu preciso na minha vida durante o caos de Natal e durante o todo o ano!
Nesta temporada de férias, eu quero espalhar intencionalmente a paz para aqueles que estão ao meu redor. Eu quero que os outros vejam Jesus em mim quando eu humildemente sirvo. Eu quero que eles me ouçam falar de Jesus e contar como eu adoro a história de seu nascimento para vir salvar um mundo quebrado. Eu quero que eles sintam o amor de Jesus através de mim, como eu os amo com a mesma paciência, compaixão e graça. Não importa o que o caos do mundo lance em meu caminho.
Como seguidores de Cristo, juntos podemos ser mensageiros da paz neste Natal. Graça e Paz da parte de Deus, nosso Pai...
Disse então Maria: A minha alma engrandece ao Senhor.
E o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador;
Lucas 1:46,47

Segunda - Feira

Atividades para a Família

Mantendo Nossos Corações focados em Jesus
Monte com as crianças da sua casa ou até da vizinhança uma festa de Aniversário para Jesus.
Estimule as crianças a Trazerem presentes novos ou usados que possam ser doados as crianças carentes.
Durante a festa leia a história do Natal, Cante canções Natalinas e converse sobre a importância do Nascimento de Jesus.

Devocional

Leia: Isaías 9. 6
- Escreva a Passagem da Escritura em um caderninho.
- Anote 1 ou 2 observações sobre a passagem.
- Anote 1 ou 2 aplicações sobre a passagem.
- Ore sobre o que você aprendeu com a passagem de hoje.

Terça- Feira

Atividades para a Família

Crie um filme usando a câmera do celular dos seus filhos representando a cena da natividade conforme Lucas 2. 8-21 e envie para a família e os amigos

Devocional

Leia: Sofonias 3. 14-15
- Escreva a Passagem da Escritura em um caderninho.
- Anote 1 ou 2 observações sobre a passagem.
- Anote 1 ou 2 aplicações sobre a passagem.
- Ore sobre o que você aprendeu com a passagem de hoje.

Quarta-Feira

Atividades para a Família

Tire um tempo para orar com sua família e meditar sobre o presente de Deus para nós, Jesus.

Devocional

Leia: Filipenses 4. 4-7
- Escreva a Passagem da Escritura em um caderninho.
- Anote 1 ou 2 observações sobre a passagem.
- Anote 1 ou 2 aplicações sobre a passagem.
- Ore sobre o que você aprendeu com a passagem de hoje.

Quinta-Feira

Atividades para a Família

Tire um tempo para ficar quieto, pensar e agradecer a Jesus por tudo o que ele tem feito na sua vida e na vida de sua família.

Devocional

Leia: Mateus 1. 20-21
- Escreva a Passagem da Escritura em um caderninho.
- Anote 1 ou 2 observações sobre a passagem.
- Anote 1 ou 2 aplicações sobre a passagem.
- Ore sobre o que você aprendeu com a passagem de hoje.

Sexta-Feira

Atividades para a Família

Tire um tempo com sua família e agradeça pelo maravilhoso presente de Deus para Nós, Jesus e agradeça a Ele por tudo que ele tem feito em nossas vidas durante esse ano. E principalmente por nos amar tanto a ponto de morrer por nós e perdoar os nossos pecados.
Na minha casa (Carolina Rosa) eu institui uma tradição de Natal... Tem bolo de Aniversário para Jesus... Com direito a parabéns para você e tudo, o Samuel ama! Você pode preparar o bolo como sobremesa para a ceia ou para o café da manhã do dia 25.

Devocional

Leia: João 14. 27
- Escreva a Passagem da Escritura em um caderninho.
- Anote 1 ou 2 observações sobre a passagem.
- Anote 1 ou 2 aplicações sobre a passagem.
- Ore sobre o que você aprendeu com a passagem de hoje.


E encerramos assim nosso estudo de natal do ano de 2015.
lembrando que este estudo foi retirado do Devocional Good Morning Girls do Ministério Women Living Well.

Continuamos com os 12 dias de Natal que você encontra no blog clicando aqui

Fonte: http://womenlivingwell.org/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pão de Ló sem Glúten

Ingredientes: 5 claras 1 pitada de sal 5 gemas 2 xícaras de açúcar demerara 1 colher de café de essência de baunilha 100 g ou 1/2 xícara de Ghee, manteiga clarificada derretida ou óleo de coco 3 xícaras de farinha preparada sem glúten (receita abaixo) ou Farinha de Amêndoas 200 ml de água quente ou leite de coco ou o leite vegetal de sua preferência Modo de Preparo: Bata as claras em neve firme acrescente o sal e as gemas uma a uma continuando a bater, junte o açúcar (coloque uma colher de açúcar por vez) e a essência de baunilha. Acrescente a Ghee ou óleo de coco e bata mais um pouco. Desligue a batedeira e vá acrescentando as colheradas de farinha preparada e leite de coco misturando delicadamente com um fouet até terminar a mistura. Acrescente o fermento por ultimo. Despeje em assadeira untada e enfarinhada com a mistura de farinhas sem glúten. Asse em forno a 200ºC por 40 minutos ou até que enfiando um palito esse saia seco. Farinha Preparada sem Glúten Ingre

Tempo com Deus - Como Marcar sua Bíblia

Charles H. Spurgeon (o Famoso Pregador Batista Reformado) dizia que: “Uma Bíblia caindo aos pedaços geralmente pertence a alguém que não está nas mesmas condições!” E se você analisar, vai ver que ele estava certo. Afinal, se sua Bíblia parece novinha, quase que da mesma forma que estava quando saiu da loja, isso quer dizer que você não a usa muito, ou se usa, não a desfruta de todas as formas e está usando-a menos do que poderia. Minha primeira Bíblia era totalmente rabiscada, tinha versículos e estudos completos grifados, anotações nas laterais, etc. A esqueci na casa de uma amiga, uma certa vez... Quando fui busca-la minha amiga estava tão encantada com a Bíblia, pois não possuía uma, que acabei deixando minha Bíblia com ela. De lá pra cá, já tive inúmeras outras... mas nenhuma tão utilizada quanto aquela. Decidi mudar isso, e ao invés de fazer como da primeira vez  de modo meio que intuitivo, eu pesquisei a respeito e descobri técnicas bem legais para a coisa ficar organizad

Quando as Princesas Nascem?

*Foto não autoral - créditos: naipe de ouro joalheria Hoje eu li a frase:  "Princesas  👸  nascem em Junho"  e como faço aniversário em Junho, é claro que eu concordo. Mas penso que princesas  👑  nascem também em  Janeiro,  Fevereiro,  Março,  Abril,  Maio,  Julho,  Agosto,  Setembro,  Outubro,  Novembro e em  Dezembro. Bill Johnson tem uma frase, da qual eu gosto muito:  "Quando você entender plenamente quem Deus te chamou a ser, você não vai querer ser ninguém além de si mesmo."  E é bem por aí...  Somos princesas, as meninas sabem disso...  Mas quan do crescemos paramos de acreditar e esquecemos muitas vezes de quem somos e do valor que temos. Não importa se você tem 20, 30 ou 60 anos...  Eu gostaria que você soubesse e voltasse a acreditar que você é uma princesa, e foi para isso que o Senhor lhe chamou. P.S. E só para que fique claro, não, você não é a Fiona!  😊