Pular para o conteúdo principal

Paleo AIP ou Paleo Protocolo Autoimune

Paleo AIP é a versão mais restrita da Dieta Paleo e tem por objetivo diminuir ou eliminar a inflação de todo o organismo reduzindo drasticamente os sintomas de doenças autoimunes ou em alguns casos até colocando-as em remissão.
Nas leituras que fiz, descobri que as doenças autoimunes estão diretamente ligadas ao nosso intestino e sua permeabilidade e os alimentos que ingerimos interagem com essa barreira natural e tem influencia direta no nosso sistema imunológico.
"Doenças autoimunes aparecem quando o sistema imunológico perde a capacidade de diferenciar entre as proteínas pertencentes ao nosso próprio corpo e aquelas que pertencem a um invasor como vírus, bactérias ou parasitas. Os sintomas são causados pelo acumulo de danos as células, tecidos ou órgãos do corpo causados pelo nosso próprio sistema imunológico que ao tentar se defender ataca o próprio organismo.
Na psoríase por exemplo as camadas de células que compõem a pele são atacadas, na tireoidite de Hashimoto, a glândula tireoide  e na Artrite os tecidos das articulações. Sintomas diferentes com as mesmas causas.
Predisposição genética compõem cerca de 1/3 de risco de você desenvolver uma doença autoimune.Os outros 2/3 de seu risco vem de fatores ambientais como, dieta, estilo de vida, infecções por exposição a toxinas, hormônios, peso, etc.
Enquanto não podemos controlar nossa genética, temos uma quantidade imensa de controle sobre nossa dieta e estilo de vida. Ao remover os alimentos que contribuem para um intestino solto, disbiose intestinal (os números errados, quantidades relativas, ou tipos de micro-organismos que crescem em locais errados no seu intestino), desequilíbrio hormonal, e que estimulam a inflamação e o sistema imunológico, você pode criar a oportunidade para o corpo se curar." (The Paleo Mom)
Isso não é uma cura, pois uma vez que o organismo aprende a atacar a si mesmo, ele não pode desaprender, mas você pode colocar a sua doença em remissão e muitas vezes pra sempre.
Então se você tem uma doença autoimune diagnosticada ou como eu desconfia que tem essa é a dieta pra você.
A primeira recomendação é siga a dieta paleolítica sem avacalhar, isso fica mais ou menos assim:

  • Sem grãos
  • Sem leguminosas
  • Sem laticínios
  • Sem açúcares refinados
  • Sem óleos como os de soja, girassol, canola, amendoim, algodão, etc.
  • Sem produtos químicos


Enquanto algumas pessoas que seguem a Paleo podem ocasionalmente consumir um pouco de arroz ou milho ou até mesmo sorvete, Se você tem uma doença autoimune esse infelizmente não é o seu caso. Elimine o glúten da sua vida de uma vez por todas, e os laticínios devem ser evitados pelo menos num primeiro momento.
Depois que a sua doença entrar em remissão talvez você seja capaz de reintroduzir alguns alimentos, talvez não... tudo depende do seu organismo e dos danos causados.
Se você tiver uma doença autoimune evite também num primeiro momento:

  • Ovos, principalmente os brancos;
  • Nozes
  • Nightshades (batatas, tomates, berinjelas, pimentas, pimentões, pimenta, bagas de goji, etc. e especiarias derivadas de pimentas como a paprica.
  • Sementes incluindo cacau e café e especiarias a base de sementes.
  • Alimentos que tenham reação cruzada como glúten como sorgo, painço, tapioca, gergelim, quinoa, amaranto, etc.
  • O consumo de mais de 20g de frutose por dia ( se você mantiver as porções a dieta te possibilita de 3 a 5 porções de fruta diárias sem chegas aos 20 g de frutose.
  • Alcool
  • AINEs como Aspirina e Ibuprofeno
  • Adoçantes não nutritivos incluindo a Stévia
  • Emulsificantes, Espessantes e outros aditivos alimentares.
Para maiores informações recomendo a leitura do blog americano The Paleo Mom.
O blog do Dr, Souto no Brasil  e o Café com Manteiga também brasileiro.
Fora isso pesquisar no google com paleo e o nome da sua doença autoimune logo em seguida lhe dará um monte de testemunhos, e as hashtags #aip #aippaleo #protocoloautoimune #autoimmuneprotocol etc. tanto no Instagram quanto no Pinterest lhe darão várias possibilidades de informações e também de receitas e dicas.
Beijos!






Comentários

Anônimo disse…
Ola! Gostei demais do seu blog. Foi o melhor que encontrei ate agora sobre o AIP. Parabens de verdade! Comecei o AIP ha dois dias e minha grande dificuldade eh o cafe da manhã! Vc. tem algumas sugestões
Unknown disse…
Oi Claudia Regina, o café da manhã é questão de habito mesmo... eu mudei os hábitos totalmente e como no café da manhã algo que comeria no almoço ou jantar. no geral alguma salada ou batata doce, com carne e fruta.
Se torna fácil depois de algum tempo, é questão de habito mesmo! Bjs.

Postagens mais visitadas deste blog

Pão de Ló sem Glúten

Ingredientes: 5 claras 1 pitada de sal 5 gemas 2 xícaras de açúcar demerara 1 colher de café de essência de baunilha 100 g ou 1/2 xícara de Ghee, manteiga clarificada derretida ou óleo de coco 3 xícaras de farinha preparada sem glúten (receita abaixo) ou Farinha de Amêndoas 200 ml de água quente ou leite de coco ou o leite vegetal de sua preferência Modo de Preparo: Bata as claras em neve firme acrescente o sal e as gemas uma a uma continuando a bater, junte o açúcar (coloque uma colher de açúcar por vez) e a essência de baunilha. Acrescente a Ghee ou óleo de coco e bata mais um pouco. Desligue a batedeira e vá acrescentando as colheradas de farinha preparada e leite de coco misturando delicadamente com um fouet até terminar a mistura. Acrescente o fermento por ultimo. Despeje em assadeira untada e enfarinhada com a mistura de farinhas sem glúten. Asse em forno a 200ºC por 40 minutos ou até que enfiando um palito esse saia seco. Farinha Preparada sem Glúten Ingre

Tempo com Deus - Como Marcar sua Bíblia

Charles H. Spurgeon (o Famoso Pregador Batista Reformado) dizia que: “Uma Bíblia caindo aos pedaços geralmente pertence a alguém que não está nas mesmas condições!” E se você analisar, vai ver que ele estava certo. Afinal, se sua Bíblia parece novinha, quase que da mesma forma que estava quando saiu da loja, isso quer dizer que você não a usa muito, ou se usa, não a desfruta de todas as formas e está usando-a menos do que poderia. Minha primeira Bíblia era totalmente rabiscada, tinha versículos e estudos completos grifados, anotações nas laterais, etc. A esqueci na casa de uma amiga, uma certa vez... Quando fui busca-la minha amiga estava tão encantada com a Bíblia, pois não possuía uma, que acabei deixando minha Bíblia com ela. De lá pra cá, já tive inúmeras outras... mas nenhuma tão utilizada quanto aquela. Decidi mudar isso, e ao invés de fazer como da primeira vez  de modo meio que intuitivo, eu pesquisei a respeito e descobri técnicas bem legais para a coisa ficar organizad

Quando as Princesas Nascem?

*Foto não autoral - créditos: naipe de ouro joalheria Hoje eu li a frase:  "Princesas  👸  nascem em Junho"  e como faço aniversário em Junho, é claro que eu concordo. Mas penso que princesas  👑  nascem também em  Janeiro,  Fevereiro,  Março,  Abril,  Maio,  Julho,  Agosto,  Setembro,  Outubro,  Novembro e em  Dezembro. Bill Johnson tem uma frase, da qual eu gosto muito:  "Quando você entender plenamente quem Deus te chamou a ser, você não vai querer ser ninguém além de si mesmo."  E é bem por aí...  Somos princesas, as meninas sabem disso...  Mas quan do crescemos paramos de acreditar e esquecemos muitas vezes de quem somos e do valor que temos. Não importa se você tem 20, 30 ou 60 anos...  Eu gostaria que você soubesse e voltasse a acreditar que você é uma princesa, e foi para isso que o Senhor lhe chamou. P.S. E só para que fique claro, não, você não é a Fiona!  😊