Pular para o conteúdo principal

Mas o que é um chocolate Gourmet?

Barras de chocolate puras, de origem única e com aproximadamente 70% de massa de cacau em sua formulação.
Algo que não tem absolutamente nada a ver com os chocolate cumuns encontrados por aí – que são adicionados de gordura hidrogenada, muito açúcar e cacau regular – os chocolates gourmets são bem menos doces e mais caros, mas também muito mais benéficos a saúde e mais saborosos.

Mas afinal o que classifica um chocolate como gourmet?

O Chocolate gourmet é confeccionado com o Cacau Premium que ocupa apenas 2 ¢ da produção mundial... O cacau comum que dá origem a todos os outros chocolates ocupa os 98% restantes.

Mas a esta altura você deve estar se perguntando: afinal, o que torna um chocolate gourmet? A explicação parece simples. Para começar, a plantação mundial se divide em dois tipos de cacau, o comum e o Premium. O primeiro ocupa 98% do mercado e o último apenas 2%. Mas o que define mesmo o produto final não é somente a seleção do cacau, e sim que toda a fabricação desse chocolate  de vê ser de qualidade. E isso envolve todo o processo, desde a colheita, fermentação, secagem do cacau até a adição e mistura dos outros ingredientes que compõem o chocolate na fábrica.

Segundo Chloé Doutre-Roussel, autora do livro "The Chocolate Connoisseur", degustadora profissional e consultora na área, a maneira mais simples de definir o que é um chocolate gourmet é definir o que ele não é. “Em um chocolate gourmet, você não consegue distinguir a baunilha, a doçura não domina, ele não tem gosto de torrado ou queimado demais e seu sabor também não é adstringente”, comenta.
Para fazer uma comparação com o chocolate que é consumido em nosso país, especialistas lembram que na Europa a lei que regulamenta os chocolates define que para ter esse nome o produto precisa possuir no mínimo 33% de sólidos de cacau na sua formulação.

 Já no Brasil nossa regulamentação é ampla e abre uma brecha para a fabricação de chocolate de baixa qualidade já que regulamenta que o produto para ser denominado chocolate tenha até 20% de sólidos de cacau, mas a grande maioria das fábricas se aproveita deste até e a porcentagem real gira em torno de 8% a 15%.

Ou seja, no Brasil comemos achocolatado e não chocolate. E os brasileiros em geral estão acostumados a comer chocolates de baixa qualidade, ricos em açúcar e gordura hidrogenada.

A nomenclatura dos chocolates no Brasil também não ajuda a atrair os consumidores já que a palavra amargo, nos dá uma impressão de algo que não é bom. A nomenclatura meio- amargo não existe em nenhum outro lugar no mundo e o nosso chocolate amargo é conhecido em outros países como “Dark” ou Noir”, ou seja  escuro e não amargo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pão de Ló sem Glúten

Ingredientes: 5 claras 1 pitada de sal 5 gemas 2 xícaras de açúcar demerara 1 colher de café de essência de baunilha 100 g ou 1/2 xícara de Ghee, manteiga clarificada derretida ou óleo de coco 3 xícaras de farinha preparada sem glúten (receita abaixo) ou Farinha de Amêndoas 200 ml de água quente ou leite de coco ou o leite vegetal de sua preferência Modo de Preparo: Bata as claras em neve firme acrescente o sal e as gemas uma a uma continuando a bater, junte o açúcar (coloque uma colher de açúcar por vez) e a essência de baunilha. Acrescente a Ghee ou óleo de coco e bata mais um pouco. Desligue a batedeira e vá acrescentando as colheradas de farinha preparada e leite de coco misturando delicadamente com um fouet até terminar a mistura. Acrescente o fermento por ultimo. Despeje em assadeira untada e enfarinhada com a mistura de farinhas sem glúten. Asse em forno a 200ºC por 40 minutos ou até que enfiando um palito esse saia seco. Farinha Preparada sem Glúten Ingre

Tempo com Deus - Como Marcar sua Bíblia

Charles H. Spurgeon (o Famoso Pregador Batista Reformado) dizia que: “Uma Bíblia caindo aos pedaços geralmente pertence a alguém que não está nas mesmas condições!” E se você analisar, vai ver que ele estava certo. Afinal, se sua Bíblia parece novinha, quase que da mesma forma que estava quando saiu da loja, isso quer dizer que você não a usa muito, ou se usa, não a desfruta de todas as formas e está usando-a menos do que poderia. Minha primeira Bíblia era totalmente rabiscada, tinha versículos e estudos completos grifados, anotações nas laterais, etc. A esqueci na casa de uma amiga, uma certa vez... Quando fui busca-la minha amiga estava tão encantada com a Bíblia, pois não possuía uma, que acabei deixando minha Bíblia com ela. De lá pra cá, já tive inúmeras outras... mas nenhuma tão utilizada quanto aquela. Decidi mudar isso, e ao invés de fazer como da primeira vez  de modo meio que intuitivo, eu pesquisei a respeito e descobri técnicas bem legais para a coisa ficar organizad

Quando as Princesas Nascem?

*Foto não autoral - créditos: naipe de ouro joalheria Hoje eu li a frase:  "Princesas  👸  nascem em Junho"  e como faço aniversário em Junho, é claro que eu concordo. Mas penso que princesas  👑  nascem também em  Janeiro,  Fevereiro,  Março,  Abril,  Maio,  Julho,  Agosto,  Setembro,  Outubro,  Novembro e em  Dezembro. Bill Johnson tem uma frase, da qual eu gosto muito:  "Quando você entender plenamente quem Deus te chamou a ser, você não vai querer ser ninguém além de si mesmo."  E é bem por aí...  Somos princesas, as meninas sabem disso...  Mas quan do crescemos paramos de acreditar e esquecemos muitas vezes de quem somos e do valor que temos. Não importa se você tem 20, 30 ou 60 anos...  Eu gostaria que você soubesse e voltasse a acreditar que você é uma princesa, e foi para isso que o Senhor lhe chamou. P.S. E só para que fique claro, não, você não é a Fiona!  😊