Pular para o conteúdo principal

Sunomono de Pepino e Cenoura


 Eu realmente gosto muito dessa salada é intrigante o sabor agridoce do tempero, aprendi a fazer ela com a mãe do meu amigo Pellegrini, que  tem pai Italiano e mãe japonesa "Sunomono" quer dizer "Coisas de Vinagre", são saladas japonesas uma espécie de vinagrete oriental e aqui eu fiz com pepino e cenoura. Faltou um gergelim tostado na minha opinião, mas o meu tinha acabado então foi sem mesmo. Segundo a Marisa Ono você pode combinar ainda gengibre, gergelim, cebolinha, pimenta vermelha, wasabi ou mostarda.


Ingredientes:

Para a Salada:

2 pepinos japoneses
1 cenoura

Fatie o pepino japonês com casca (se tiver mandolin use) e coloque numa peneira. Tempere com sal e deixe sorar por 15 minutos, esse processo irá retirar o excesso de água do pepino. Jogue a água fora e enxague o pepino se necessário para tirar o excesso de sal. Escorra bem e adicione ao molho.

Para o molho Amazu


4 colheres (sopa) de vinagre de arroz
2 colheres (sopa) de açúcar (parece muito, mas não é)
2 colheres (sopa) de água
1 colher (chá) de sal

Coloque os ingredientes numa panelinha e leve ao fogo médio até que o sal e o açúcar tenham derretido totalmente, sem deixar ferver. Retire do fogo e deixe esfriar.

Descobri lendo o blog da Marisa Ono que existem mais dois tipos de molho que podem ser utilizados, mas ainda não provei...


Nihaizu, é o molho que leva vinagre de arroz e molho de soja (shoyo) que é feito misturando uma medida de vinagre e uma medida de shoyo. Levar os ingredientes ao fogo mas deixar esfriar antes de servir. Prove para ver se está bom de sal.

Sanbaizu é molho de vinagre de arroz, molho de soja e açúcar. O açúcar pode ser substituído por mirin um tipo de sake de baixo teor alcoólico e alto teor de açúcar usado como tempero. Misture uma parte de vinagre para uma parte de shoyo. Adicione sal se desejar. Misturar os ingredientes e leve ao fogo para incorporar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pão de Ló sem Glúten

Ingredientes: 5 claras 1 pitada de sal 5 gemas 2 xícaras de açúcar demerara 1 colher de café de essência de baunilha 100 g ou 1/2 xícara de Ghee, manteiga clarificada derretida ou óleo de coco 3 xícaras de farinha preparada sem glúten (receita abaixo) ou Farinha de Amêndoas 200 ml de água quente ou leite de coco ou o leite vegetal de sua preferência Modo de Preparo: Bata as claras em neve firme acrescente o sal e as gemas uma a uma continuando a bater, junte o açúcar (coloque uma colher de açúcar por vez) e a essência de baunilha. Acrescente a Ghee ou óleo de coco e bata mais um pouco. Desligue a batedeira e vá acrescentando as colheradas de farinha preparada e leite de coco misturando delicadamente com um fouet até terminar a mistura. Acrescente o fermento por ultimo. Despeje em assadeira untada e enfarinhada com a mistura de farinhas sem glúten. Asse em forno a 200ºC por 40 minutos ou até que enfiando um palito esse saia seco. Farinha Preparada sem Glúten Ingre...

Extra Extra

Bem gente, resolvi fazer um post extra hoje, pra dar uma boa notícia. O Banco Itaú através do Projeto Leia Para Uma Criança, está distribuindo gratuitamente, é isso mesmo que você leu... Gratuitamente três livrinhos lindos, ano passado eu já participei e recebi os livrinhos, que agora fazem parte da Biblioteca do Samuel. E esse ano eu já pedi os meus. Entra lá no site e pede os seus também!!! Beijos!

Whole 30 com baixa histamina

Eu achei a Dieta Paleo através da minha pesquisa sobre protocolo autoimune na alimentação, quem possui uma doença autoimune como Lúpus, Psoríase, etc. deve pesquisar sobre a alimentação... Em alguns casos você consegue deixar a doença completamente em remissão só modificando a sua alimentação. Eu não possuo doenças autoimunes, porém eu sou alérgica que é uma outra condição de saúde onde os protocolos autoimunes devem e precisam ser adotados... E foi por conta da alergia que eu achei a Paleo. Se você quiser ler sobre protocolo autoimune na dieta paleo eu recomendo o site " The Paleo Mom ", para começar... (se você não lê em inglês jogue no google tradutor que dá pro gasto) E agora pesquisando sobre o Whole 30 eu achei ainda algumas recomendações pra quem tem doenças autoimunes e também pra quem é alérgico e decidi fazer o Whole 30 com baixa histamina que é apropriado para alérgicos em geral e testa quais alimentos desencadeiam a alergia ou não... É a continuação da minha ...